Osvladir Custódio - Psiquiatria

Os sintomas de demência de corpos de Lewy podem flutuar?

Osvladir Custódio • nov. 02, 2021

demência de corpos de Lewy, demência, transtorno cognitivo maior, alienação, desatino, senilidade, loucura, desatino, doença de Alzheimer, esclerose, confusão, esclerosado, confuso, demenciado, dementado, tremor, doença de Parkinson


Demência de corpos de Lewy


Meu ideal seria escrever um texto tão engraçado que informasse e fizesse a todos rir. É possível rir das mazelas, porém, nos assuntos de saúde, é o tipo de humor que não agrada a muitos. E confesso: não tenho inclinação para a comédia.

Outro dia eu estava folheando uma velha revista semanal. Uma reportagem dizia que antes de suicidar-se, em 2014, Robin Williams, o ator americano, diagnosticado com doença de corpos de Lewy, queixava-se já não saber como ser engraçado. Com qualquer demência, alguém que sabe muito bem algo pode perder seu talento. 

Como já disse em outro tópico, demência é um termo geral, como as doenças pulmonares ou cardiovasculares, e pode ser causado por várias doenças ou condições médicas.

Demência de corpos de Lewy é um tipo de demência progressiva que também afeta o sistema motor  por conta de depósitos microscópicos, os corpos de Lewy, nas células do tronco encefálico e do cérebro. A doença de Parkinson também apresenta deposição dos corpos de Lewy no tronco encefálico e também pode cursar com demência.

A demência por doença de Parkinson e a de corpos de Lewy podem apresentar manifestações semelhantes. No caso da demência por doença de Parkinson, a sintomatologia motora surge antes da demência. A demência com corpos de Lewy a demência se manifesta integralmente antes ou ao mesmo tempo em que o parkinsonismo.

É uma demência muito importante para os psiquiatras porque apresenta, além dos déficits cognitivos, muitos e frequentes sintomas psiquiátricos: delírio, ansiedade, depressão e alucinação visual.


Demência de corpos de Lewy é comum?


Demência de corpos de Lewy é a terceira causa mais comum de demência, só superada em número de casos por doença de Alzheimer e demência vascular. Homens são mais afetados por essa demência do que mulheres.

A incidência de casos por demência de corpos de Lewy é 3,5 por 100.000 pessoas-ano e aumenta com a idade. Combinadas as incidências de demência de corpos de Lewy e demência por doença de Parkinson, a taxa é 5.9 por 100.000 pessoas-ano.

A expectativa de vida de indivíduos com demência com corpos de Lewy varia; as pessoas normalmente sobrevivem cerca de 5 a 7 anos após serem diagnosticadas.


Quais as manifestações clínicas de demência de corpos de Lewy?


Sintomas centrais e característicos na demência de corpos de Lewy são:

  1. Flutuação do estado mental. A pessoa apresenta-se lúcida e orientada em alguns momentos e confusa e desorientada em outros. Essa flutuação ocorre tipicamente em períodos de horas ou de minutos. Pode ser confundida com delirium, que é grave e resultado de doença física ou condição médica. (Isso explica a pergunta inicial)
  2. As alucinações visuais tendem a ser complexas e detalhadas, envolvendo, por exemplo, figuras humanas ou objetos animados.
  3. Características motoras espontâneas de parkinsonismo Rigidez e bradicinesia são os sinais parkinsonianos mais frequentes, sendo incomum a ocorrência de tremor de repouso, sobretudo nos pacientes mais idosos. Apresentam uma distribuição preferencialmente axial, o que interfere sobremaneira na capacidade de deambulação do paciente


Outras características sugestivas desse tipo de demência são:

  • Distúrbio comportamental do sono REM (fase do sono na qual ocorrem os sonhos), caracterizado por pesadelos nos quais a pessoa grita, chora, dá socos ou pontapés. Esse distúrbio pode causar traumas para o portador ou em parceiros. O distúrbio de comportamento do sono REM pode ser o primeiro sinal de demência em corpos de Lewy. Pode ocorrer anos antes que outros sintomas apareçam.
  • Sensibilidade neuroléptica grave é consequência da exposição a medicações antipsicóticas e caracterizada por confusão, sedação grave, exacerbação do parkinsonismo, rigidez, sintomas que se assemelham a síndrome neuroléptica maligna que pode ser fatal e disfunção autonômica.
  • A capacidade reduzida do transportador de dopamina nos gânglios da base demonstrada por imagem PET ou SPECT.


Podem ocorrer outros sintomas que carecem de valor diagnóstico como, por exemplo, síncopes e quedas repetidas, disfunção autonômica grave (p. ex. hipotensão ortostática, incontinência urinária); perda de consciência inexplicada, alucinações de outras modalidades (não visuais), relativa preservação de lobo temporal medial em exame de imagem, entre outros.


Diferenças entre doença de Alzheimer e demência de corpos de Lewy


A doença de Alzheimer é a demência mais frequente e pode diferenciar-se da doença de corpos de Lewy por algumas características. Na doença de Alzheimer, a perda de memória é em geral mais importante.  Na demência de corpos de Lewy, a idade de início é pouco menor (60 anos);  a flutuação cognitiva, as alucinações, os delírios e a identificação incorreta de familiares,  a sensibilidade a antipsicóticos e o transtorno comportamental do sono REM são mais frequentes; os sintomas de parkinsonianos e as perturbações do sistema autonômico (hipotensão arterial, tontura, quedas, incontinência urinária ocorrem no estágio inicial da doença) ocorrem nos estágios iniciais da doença;  a progressão é mais rápida; e a sobrevida é menor.


Como é diagnóstico de demência de corpos Lewy?


Só ontem a encontrei, atirada atrás de uns livros, a revista em que foi publicada uma revisão há alguns anos que fiz sobre demência de corpos de Lewy. O diagnóstico dessa demência pouco avançou.  

Como em outros tipos de demência, não há um teste simples que possa diagnosticar com 100% de certeza a demência de corpos de Lewy, ou seja, depende do melhor julgamento do médico sobre as razões dos sintomas para elaboração da hipótese. O único modo conclusivo para o diagnóstico é a autópsia. No meio científico, não cessam os esforços para identificar biomarcadores para cada tipo de demência.

Para se caracterizar demência de corpos de Lewy, é fundamental a presença de declínio nos domínios cognitivos intensos o suficiente para causar prejuízo na funcionalidade. Na definição presença de déficits em domínios cognitivos: pode ter perda de memória, mas não é tão significativa quanto a doença de Alzheimer.


Como é o tratamento?


Não há cura. O tratamento da demência de corpos de Lewy envolve psicoeducação dos familiares e cuidadores, orientação com medidas para a segurança do paciente, nutrição e manejo das atividades de vida diária, manejo comportamental de sintomas psicológicos ou comportamentais e uso de anticolinesterásicos ou outros psicotrópicos.


 

Por Osvladir Custódio 28 dez., 2021
Neste texto, tratamos do tratamento e suas barreiras no transtorno obsessivo compulsivo.
Por Osvladir Custódio 26 dez., 2021
Trata do papel do treinamento resistido no humor. Discorre um pouco da história do levantamento de pesos.
Por Osvladir Custódio 25 dez., 2021
Prevalência e tratamento do tabagismo. Fumar melhora a saúde mental?
Share by: